Meus Textos



Tensão Criativa

Marcos Cavalcante

A toda hora, a todo momento, somos desafiados a nos mover em harmonia, a fazermos ajustes entre o que vemos externamente e o que experimentamos internamente por influência da tensão emocional entre quilo que pensamos ou julgamos, e o que verdadeiramente sentimos na interação com o outro.

Diz a letra da canção de Flávio Leandro, “Mudança”: Quando eu mudo, o mundo muda, cai na minha dança... se eu mexo no meu mundo, o resto se balança... muda tudo, o tempo todo feito uma criança... o que não muda nesse mundo é somente a mudança.

A vida é a consciência em nós, movimento e mudança, um fluxo natural de expansão. Ela flui para onde geramos a tensão criativa entre o amor e a liberdade. Tudo que existe é consciência, consciência é tudo que existe. A realidade somos nós, a tensão criativa entre o amor e a liberdade é o dínamo do movimento da vida. Na ausência dessa consciência o que é que existe? Todas as manifestações aparecem e desaparecem na consciência. A consciência, portanto, é a condição anterior para toda a percepção.

 Eu sou o amor de Deus em mim e, ao mesmo tempo, a liberdade de disponibilizar os recursos da minha memória para potencializar o movimento e a mudança que esse amor vai promover por meu intermédio. Nesse sentido não há o fora... eu sou o amor naquilo que estou realizando, fazendo valer o tempo que deixei a contemplação para dar forma ao insight que o infinito amor gerou em mim... aí, eu sou a chegada da clareza e a perda daquilo que nunca possuí. Eu sou o passo final de uma jornada espiritual em que perco a mim mesmo de toda forma de identificação e me torno Um com o outro. Eu sou o destino que se cumpriu... eu sou a vida que me lembra que todo dia é de viver para ser o que for e ser tudo!

Peter Senge criou o conceito de tensão criativa em sua teoria sobre as organizações de aprendizagem, na intenção de descrever o fenômeno que revela a distância entre a visão (nossos desejos e ideais) e a realidade atual.

O Método Criativo Fonte Viva se apropria desse conceito para instigar a abertura da consciência pela via contemplativa em busca de responder satisfatoriamente uma necessidade que será fecundada por um propósito, entendendo que a necessidade é a mãe de toda criação e o propósito é o pai de toda proposição fecundante.

 Nesse sentido da linha de inteligência espiritual e criatividade em grupo, através do Método Criativo Fonte Viva, a tensão criativa dribla a dificuldade de discernir, gerada na tensão emocional entre aquilo que se deseja e aquilo que é, quando a inclinação da alma é querer corrigir o que ela julga ser ruim. Ao invés disso, a tensão criativa aumenta o que é bom, integrando o amor e a liberdade na intenção de expandir a vida.

 Se todo amor é sagrado, o fruto da tensão criativa entre ele e a liberdade é mais que sagrado, vale a luz desse encontro que alimenta de horizontes o tempo acordado de viver, e criar juntos, cumprir o destino de Ser-Vir, sentir o calor da autociação, potencializando-se, potencializando e ser todo.